No post de hoje, falarei sobre Business English ou Inglês para Negócios. Há vários cursos, livros e sites a respeito, por isso escrevo sobre alguns aspectos importantes sobre o tema.

inglês para negócios

  1. Inglês para negócios é um termo vago…

Podemos definir inglês para negócios como inglês usado em situações profissionais. E logo de cara vemos como é vago: há muitos ambientes profissionais, incluindo vendas, financeiro, marketing, produção, etc. Cada departamento precisaria estudar tópicos diferentes.

  1. Inglês para negócios é bem diferente do inglês geral

Há várias características em negócios que não encontramos no inglês geral. A linguagem de negócios é:

– mais estruturada pois é voltada a um fim específico. Por exemplo, se temos uma reunião para definir quem será promovido, todos os presentes têm uma opção em mente, e portanto, um objetivo claro: convencer os outros a promover seu candidato.

– mais formal. No dia a dia temos tendência de usar uma linguagem informal. Em um ambiente profissional, somos mais formais.

– mais sucinta. Quando estamos trabalhando temos muitas tarefas a realizar, assim, temos a tendência de falarmos de maneira direta e sucinta.

– marcada por pequenos rituais. Se você ligar para uma empresa 10 vezes, você ouvirá a mesma saudação da recepcionista dez vezes. E-mails também seguem uma linguagem mais formatada. Relatórios seguem regras nas empresas. Tudo isso cria uma linguagem mais ritualista, caracterizada por: neste caso, diga isso, desta forma.

  1. Inglês para negócios exige um vocabulário específico – e que deve ser usado de forma exata

Quando escrevemos um relatório de contabilidade por exemplo, devemos usar determinadas expressões. Ao contrário do inglês geral, não podemos usar outras formas de expressar as ideias, precisamos usar expressões padrão. Ao escrever um email sobre um evento de marketing, por exemplo, não podemos escrever algo como “os participantes estavam felizes e conseguimos fazer o que queríamos”. Escrevemos algo como “o evento foi composto de 3 workshops, durante os quais 3 expositores puderam desenvolver … O nível de satisfação em relação aos workshops foi muito bom, como podemos ver nos gráficos… Assim, ao mobilizar y pessoas, podemos afirmar que atingimos os objetivos abaixo: …”

Tendo estes três aspectos em mente, como estudar inglês para negócios? Abaixo algumas dicas:

  1. Estabeleça objetivos claros

Alguns exemplos: ao estudar inglês para negócios, preciso aprender a:

– fazer relatórios sobre peças para indústria automotiva

– fazer apresentações sobre ações de marketing relacionadas a restaurantes

– atender telefonemas para conversar sobre pedidos de produtos químicos

etc.

inglês para negócios

 

Quanto mais específico você for, melhor será o seu curso.

  1. Apresente estes objetivos a coordenação e peça um compromisso do coordenador em relação a eles.

Este é um dos problemas mais comuns: você vai até uma escola e pede para estudar inglês para negócios. E ouve alguns argumentos como:

– “entendo, mas primeiro você precisa fazer o curso de inglês geral, e, depois de cinco anos, você pode estudar inglês para negócios”. Não acredite nisso, é possível começar por inglês para negócios desde o primeiro estágio.

– “olha, usamos um livro de inglês para negócios que é muito bom e você vai adorar.” Lembre-se que inglês para negócios é um termo vago, e adotar um mesmo livro de negócios para todos os alunos vai fazer você estudar o que não é prioridade para você. Se você deseja fazer relatórios financeiros, aprender como usar inglês em um jantar de negócios pode não ser relevante. Já se você trabalha com vendas internacionais, é muito útil. Peça sempre para ver o material e converse com a coordenação para apontar qual – ou quais – capítulo(s) do livro serão úteis para você atingir seus objetivos específicos. E não fique surpres@ ao ver que muitas vezes, de um livro com 20 unidades apenas uma realmente ajudaria você.

inglês para negócios

Notou como nestes casos a escola se compromete com o próprio material e não com os seus objetivos?

  1. Desenvolva um vocabulário específico para sua área

Cada área tem um vocabulário específico. Para realmente realizar as tarefas mencionadas nos seus objetivos, você precisa aprender expressões específicas. Se você é engenheiro, por exemplo, pode usar a palavra “cavitação” com frequência. Se você trabalha com financeiro, “retorno sobre investimento” é muito usada. Por isso a necessidade de ter o seu próprio glossário.

  1. Após um período determinado, avalie se você está realmente mais próximo de realizar seus objetivos em inglês

Aqui há a questão de como avaliar um aluno. Muitas escolas avaliam de acordo com o conteúdo do curso, não de acordo com seus objetivos. Já vi situações em que uma coordenadora de escola justificou notas altas dos alunos por “eles terem feito com sucesso um exercício sobre phrasal verbs”.

inglês para negócios

A questão é que, em inglês para negócios, os objetivos são voltados para tarefas como “ atender o telefone e negociar um pedido em inglês”. Desta forma, um exercício sobre phrasal verbs não é uma forma de ver se você está se aproximando de realizar seu objetivo. Neste sentido, a melhor forma é a simulação: quer aprender a escrever e-mails? Escreva três e-mails sobre situações do seu cotidiano, e veja os resultados.

E você? Gostaria de estudar inglês para negócios? Já relacionou seus objetivos? Na Zito Idiomas podemos ajudar você a realizar seus objetivos em inglês. Entre em contato conosco e saiba mais.